Fotografia de cinema + 5 filmes maravilhosos


Sempre gostei de fotografia, isso é um fato. Não sou conhecedora de todas as técnicas e infelizmente não trabalho com isso mas estou sempre pesquisando sobre o assunto, salvando inspirações e fazendo clique aleatórios - que muitas das vezes ficam registrados e guardados apenas para minha pessoa. Outra coisa que também sempre gostei é de cinema. Portanto, quando assisto filmes que unem bons roteiros a uma fotografia incrível é como se eu tivesse descoberto a 8ª maravilha do mundo.

Fotografia de cinema? Como assim?

Muitas das vezes que indico filmes ou digo para alguém, que não é muito ligado em cinema, que gosto de tal filme por conta da fotografia recebo olhares meio estranhos. Isso acontece porque a maioria, com certeza, já ouviu falar e até "sentiu" ao assistir algum filme porém ainda tem dúvidas sobre o que é essa tal fotografia de cinema.  Mas é super simples de entender.

A fotografia de cinema ou cinematografia é um conjunto de técnicas e ações responsáveis por transformar o roteiro em imagens. Isso inclui as escolhas de equipamentos, por exemplo, qual câmera, lentes, a intensidade da iluminação, temperatura de cor, filtros etc. 

Como já citei acima, a fotografia no cinema pode ser avaliada e inclui diversos aspectos, por exemplo, as cores escolhidas pelo diretor de fotografia, os posicionamentos e movimentos de câmera e o distanciamento da mesma. Por conta disso, vale lembrar que filmes em preto e branco, como Luzes da Cidade (Charles Chaplin), também podem ter fotografias interessantes, já que não necessariamente a fotografia de cinema tem relação somente a cores. 

A primeira coisa para entender melhor é pensar que no cinema, a fotografia, geralmente, vai traduzir o sentimento da narrativa contando algo complementar, ajudando a entender melhor a história e despertando sensações. Ou seja, o filme vai "falar" visualmente com o seu coração. 

Isso é o básico. Existe muitas outras coisas que eu também não entendo ainda mas dá pra começar a compreender que sem a fotografia o cinema não vive. Abaixo listei 5 filmes onde podemos sentir a fotografia como se fosse um tapa na cara. Olhá só:

Her (Ela)





Her ou Ela - você escolhe - é um dos meus filmes favoritos. É um filme futurista que conta a história de Theodore (Joaquin Phoenix), um escritor de cartas solitário, que compra um novo sistema operacional para seu computador e acaba se apaixonando por ela e tendo uma relação amorosa (sim, o sistema é  uma mulher). Adoro a definição sobre o filme que li na internet: "História de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia". Mas e a fotografia? É uma obra prima. Apesar de o filme ter uma carga emocional pesada e dramática, o diretor de fotografia holandês Hoyte Van Hoytema consegue transmitir delicadeza e sensibilidade. Ele alinha cores, enquadramentos/ângulos de forma formidável. 

Interestelar




Interestelar é um filme de ficção científica  muito interessante dirigido por Christopher Nolan, e que também tem como diretor de fotografia Hoyte Van Hoytema. É um filme complexo mas não impossível de ser entendido. Também é bem polêmico no meio científico devido a muitos fatores porém, na minha opinião, é um dos melhores do gênero. Acho sua fotografia bem interessante. O diretor abusa dos enquadramentos em planos gerais, o que auxilia nossa ambientação e as cores são mais gélidas, o que traz uma ideia de espaço sideral e etc.

Edward mãos de tesoura



Os filmes de Tim Bortun também são "obras primas fotográficas". É impossível você não ter assistido algum. Eles possuem sempre uma morbidez, tons frios e nuances góticas. No caso de "Edward mãos de tesoura" isso não é diferente, apesar de que, o filme também tem uma paleta diversificada entre amarelo, azul, rosa que são observadas nas casas, carros e roupas dos personagens. 


Gravidade




Ganhador do Oscar de melhor fotografia em 2014, Gravidade, que também é de ficção científica - juro que não foi de propósito - é um filme bem agoniante que se passa numa estação espacial remota, onde o líder da estação e uma colega viajam quando os outros membros da equipe são dizimados pelos escombros de um satélite que explodiu. O responsável por sua fotografia é o mexicano, Emmanuel Lubezki, ele consegue transmitir "uma nova e inspiradora visão da imensidão em que nosso planeta flutua, um plano de fundo cheio de beleza e detalhes contrastante para a frieza da história e agonia da personagem vivida por Sandra Bullock"
O Fabuloso Destino de Amelie Poulain


O clássico "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain" é um filme sensível e profundo que toca nossa alma. Dirigido por JeanPierre Jeunet, tem como diretor de fotografia o francês, Bruno DelBonnel. A escolha e o uso das cores usadas no cenário, figurino, filtros e edição dá ao filme um ar poético e melancólico, unindo sensibilidade e intensidade.
Se eu for listar todos os filmes que gosto por conta, também, da fotografia a lista ficaria gigante. Vou somente citar alguns outros aqui: "A Invenção Hugo Cabret", "O Grande Hotel Budapeste", "As vantagens de ser invisível", "Na Natureza Selvagem", "Moonlight" entre outros. 
O que acharam? Me contem nos comentários, compartilha e indica pros amigos. Abraços e beijos <3

2 comentários:

Vamos conversar, me diz o que achou. Beijos <3

Instagram