8 coisas que aprendi com o Jornalismo


Para quem não sabe, o dia 07 de abril é considerado o Dia do Jornalista. Existe toda uma história por trás dessa data que vocês podem descobrir um pouco mais no final desse post, porque agora vamos conversar sobre algumas coisas que aprendi durante o curso. Essa é minha humilde forma de comemorar e homenagear a todos os estudantes, focas e jornalistas formados pelo nosso dia. 

Estou no quinto semestre do curso de Jornalismo, já cumpri mais da metade (são oito semestres). Sinto que desde que resolvi escolher o Jornalismo eu mudei muito, aprendi e sei que ainda tenho muito o que aprender. Nem tudo são flores, é claro. A mágica vai se perdendo com o tempo, o desânimo as vezes aparece em meio as responsabilidades e a vida corrida porém Jornalismo é uma ótima faculdade e não me arrependo de ter escolhido. Apesar de infelizmente não ser tão valorizado é uma profissão necessária, e a mágica? Mesmo diminuindo, ela nunca acaba, pois sempre estamos descobrindo coisas novas. Abaixo listei 8 curiosidades/lições que aprendi com o curso até agora.

Jornalismo não é só TV - Muitas pessoas de cidades pequenas como a minha, deixam de cursar jornalismo por medo de não conseguir o retorno financeiro desejado ou uma boa posição após formados. Normalmente, acreditam que ser jornalista é só trabalhar em televisão e em grandes jornais mas a coisa é muito mais ampla. Devido as novas tecnologias as áreas de atuação de um jornalista se expandiram. Hoje em dia, muitos trabalham como freelancers, em comunicação interna, marketing, portais e até mesmo blogs.

Construir um texto não é simplesmente escrever - Escrever um texto seja ele jornalistico ou não, não é simplesmente jogar as informações no papel. Existe diversas técnicas que podem ser utilizadas
na construção de um bom texto. Apuração (uma das mais importantes e essenciais do jornalismo), lead, pirâmide invertida entre outras. 

Sempre há dois lados da mesma história – Isso é em tudo na vida, seja na área profissional ou pessoal. Aprendi muito com o curso que sempre vai haver dois lados e que é importante conhece-los para entender melhor o fato. Um jornalista tem que aprender a ouvir e retratar a verdade. E todos, mesmo não sendo jornalistas, também devem se atentar para isso. 

Trabalhar em equipe - No curso de jornalismo é muito difícil você conseguir fazer algum trabalho sozinho. A maioria dos trabalhos exigem uma equipe, pessoas para a apuração, entrevistas, gravação e etc. Portanto, aprender a lidar com as diferenças e gerenciar os conflitos é essencial. 

Não espere que te ensinem tudo - Pode parecer contraditório já que se você esta em uma faculdade era para aprender tudo sobre determinado curso, porém não é bem assim que funciona. Você aprende o básico, recebe ajuda de professores em algumas dúvidas mas como o jornalismo está sempre mudando você tem que aprender muitas coisas sozinho e isso não é de tudo ruim. Na verdade, é uma forma de você se tornar esperto, atento, curioso e ter ainda mais conhecimento.

Indicações existem e estágios também - Isso até tem um pouco de relação com a primeira coisa que disse sobre as pessoas acharem que não tem área e etc. Muitas pessoas que começam o curso falam que não conseguem uma indicação para um estágio, que é muito difícil. E sim, é difícil mas não impossível. Eu, por exemplo, consegui meu primeiro estágio no segundo semestre do curso e estou nele até hoje. Receber indicações é um processo orgânico, se você se esforça e dá o melhor de si as indicações aparecem.

Tempo é precioso - Com o passar do tempo, percebi que cada vez mais os trabalhos e responsabilidades iam aumentando. Portanto, passei a organizar e anotar tudo. O tempo vai ser curto e precioso em meio a tantas atividades. 

Contato com outras pessoas e realidades - Ao entrar no curso eu era uma pessoa, hoje em dia, sou alguém completamente diferente. Sempre fui muito curiosa porém não tinha a visão que tenho hoje do que é o mundo ou as pessoas. Você acaba se tornando mais aberto a conhecer, a ouvir e a se relacionar com pessoas e realidades totalmente diferentes da sua. Sem contar que você vai criando novos laços e novos contatos. Por exemplo, nunca pensei em organizar um evento para mais de 200 pessoas ou então entrevistar pessoas transexuais ou com dependência, mas por conta do curso e meu trabalho eu tive essas e outras oportunidades.



Por que 07 de abril é o dia do jornalista?

Em resumo, neste dia em 1831 o então Imperador Dom Pedro I. abdicou do seu trono e 100 anos depois a data foi instituída por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como homenagem ao médio, jornalista e opositor de Dom Pedro I, Giovanni Battista Líbero Badaró. Líbero defendia a liberdade de imprensa e também foi criador do jornal independente, Observatório Constitucional, que tratava de temas políticos. Ele foi morto por inimigos políticos em 1830.


E ai? O que acharam? Me contem nos comentários, vamos conversar.

Abraços e beijos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos conversar, me diz o que achou. Beijos <3

Instagram