5 conselhos sobre autoestima

autoestima

Acho que já comentei por aqui que minha autoestima nunca foi muito elevada. Quando mais nova, eu queria sempre mudar algo. Não só na aparência mas até na personalidade - depois posso explicar essa questão em um outro post. Raramente eu ficava satisfeita com a Lavínia que olhava no espelho todas as manhãs. Acordava todos os dias - mesmo morrendo de sono - às 5h40 da manhã para começar meu "ritual de tratamento". Tomava banho, lavava o cabelo, secava, passava chapinha, maquiava...Isso todos os dias. Hoje, mais madura e me aceitando muito mais percebo quanto tempo eu perdi. Tanto que me sinto tão bem que raramente estou usando maquiagem ou demoro mais de cinco minutos para me arrumar.
O que quero dizer, não é que você não possa fazer todo esse ritual. Mas sim, que você só deve fazer porque te faz bem e não por uma "obrigação" de tentar mostrar algo, como eu fazia. Vai ter dias que seu cabelo não vai colaborar, e esta tudo bem. Vai ter dias que sua pele, ou estará seca demais ou oleosa demais, e também está tudo bem. Não se cobre tanto, porque acredite não vale a pena. Desde que passei pela transição, minha autoestima deu um salto absurdo. Não apenas por ter aceitado meu cabelo, que antigamente, eu tentava esconder a todo custo.  Mas porque mudei, primeiramente e principalmente, por dentro. Pensando nisso, listei abaixo alguns conselhos sobre autoestima que me ajudaram e ainda ajudam, a não me cobrar tanto. 

 01. Não deixe a opinião de outra pessoa te diminuir
Quando resolvi passar pela transição capilar, eu escutei muito coisas do tipo: "Mas você tem certeza?", "Seu cabelo não vai ficar bonito", "Vai ser difícil, desiste dessa besteira". E hoje, agradeço por não ter dado ouvidos a nada disso. A questão vai muito além de transição, cabelo ou aparência. você não deve dar ouvidos a nenhuma opinião negativa. Que não vá te acrescentar em nada. 

02. Sua aparência não te define
É clichê, mas é a mais pura verdade. Depois que você entende isso verdadeiramente, parece que um mundo de opções se abre. Você não precisa ser a mulher mais bonita, então parece de se comparar. Você é muito mais do que sua carcaça mostra. Seu valor, sua capacidade e sua personalidade são interessantes e bonitos. Você não é apenas um fragmento e sim, um todo. 

03. Você pode fazer o que quiser
Nada nem ninguém pode te impedir de ser ou de fazer o que quiser. Seu corpo, suas "imperfeições" não são impeditivos de nada. Se permita arriscar um novo corte, uma nova experiência ou simplesmente, se permita tirar um dia de folga apenas para cuidar de você. 

04. Faça 3 elogios a você mesma
Todos os dias, assim que acordar, se olhe no espelho e faça pelo menos 3 elogios a si mesma. No inicio vai ser super difícil, mas se esforce. Pode parecer estranho mas funciona pois depoius você se acostuma a te enxergar daquela forma. 

05. Tudo bem ser vulnerável
Você vai se sentir insegura em milhares de situações e não tem nada de errado com isso. É da natureza humana. Então, quando se sentir assim, respire fundo e se imagine que você esta abraçando a si mesma. Você deve se sentir acolhida por você. E precisa do seu amor próprio e aceitação, sem esperar isso de ninguém.

TCD

Espero que tenham entendido o recado. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos conversar, me diz o que achou. Beijos <3

Instagram