Links feministas para colocar nos favoritos


Minha intenção com a categoria feminismo do blog não é apenas falar o que todo mundo já escutou a respeito do assunto. Eu quero realmente trazer uma reflexão e discussão (saudável, por favor) sobre o tema, suas pluralidades e particularidades. Quero poder falar como mulher para outras mulheres mas também fazer com que esse assunto chegue aos ouvidos de homens. Seja através da namorada, da amiga, da irmã ou de uma conhecida. Sem demagogias ou extremismos. Apenas diálogos reflexivos.

Sempre fui muito ligada às ideologias feministas, mas foi um caminho bem logo para que eu me considerasse e reconhecesse como uma feminista. Quando mais nova eu apenas achava errado muitas das situações que mulheres eram e são submetidas ate hoje, porém não conhecia o feminismo a fundo. Mas hoje em dia, sem nem pestanejar já estou por ai discursando sobre o movimento, seu significado, sua importância e etc. 

Pensando nisso, resolvi reunir nesse primeiro post da categoria alguns links que me ajudam muito na minha construção como mulher feminista. Espero que também auxilie você a entender melhor o movimento e também a compartilhar com as amigas e amigos.




Think Olga - É uma ONG Feminista que tem como objetivo empoderar mulheres através da informação. Possuem diversos projeto como o #ChegadeFiuFiu, Primeiro Assédio e o Minimanual do Jornalismo Humanizado que possui dicas para jornalistas sobre abordagens e comunicação livre de preconceitos. Meu carinho pelo Think Olga é imenso. 



Blogueiras Feministas - é um blog coletivo e político sobre feminismo. Nele diversas colaboradoras escrevem textos que são relacionados à saúde e corpo até cobertura de eventos, dicas de filmes etc. Quem tiver interesse também pode contribuir enviando textos. 



AzMina -AzMina é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo usar a informação para combater os diversos tipos de violência que atingem mulheres brasileiras, considerando as diversidades de raça, classe e orientação sexual. Também realizam o trabalho de publicação online e gratuita da Revista AzMina, que possui jornalismo investigativo acessível. Utilizam do jornalismo e educação para  ajudar a melhorar o mundo, principalmente para nós, mulheres!


Feminismo para leigos - Esse é um link de um pequeno teste publicado na blog "Feminismo pra que?" do Carta Capital escrito por Clara Averbuk. É bem rápido e interessante. 





JoutJout Prazer - Provavelmente você já ouviu escutar em algum momento da sua vida sobre o canal da JoutJout , se não... vai correndo conferir. A Julia Tolezano ou JoutJout é jornalista e fala sobre diversos assuntos no canal entre eles o feminismo. Tudo de uma forma bem descontraída, divertida e leve. 





Lugar de Mulher - O site Lugar de Mulher foi criado por três mulheres (uma delas é a Clara Averbuk do link acima) que estavam cansadas de 'sites de mulher com dicas de como secar a barriga, como se vestir pra agradar homem, como decorar sua casa com itens caríssimos, como ser poderosa em 12 lições' entre outros 'como'. Basicamente, o conteúdo fala que "Lugar de Mulher" é onde ela quiser. 

Afros e Afins - Eu não poderia fazer um post desse tipo e não citar uma das minhas youtubers favoritas da vida. O canal da Nátaly não é simplesmente só sobre feminismo, na verdade não me lembro de um vídeo onde ela fala especificadamente sobre o assunto, porém ele é muito presente em todos os vídeos, praticamente. Ela basicamente sobre o universo feminino e negro, o que explica minha imensa identificação. Além de falar sobre moda consciente, questões sobre identificação, saúde mental e ciências sociais. 


Não Me Kahlo - Conheci o Não Me Kahlo através do Facebook. É um coletivo de mulheres com o intuito de agregar pessoas que com interesses em se aprofundar no feminismo, conhecer histórias, e compartilhar ideias de forma didática e bacana. Também possuem, além da página no facebook e o site, um canal no youtube.


Existem muitos outros sites, canais e plataformas sobre o assunto mas se eu fosse listar todos em um post só acho que ficaria um testamento. Espero que você pesquise e acesse, são links muito interessantes e super intuitivos. Ah compartilhe com os conhecidos e me conte o que achou nos comentários.  

Até a próxima e beijos! <3 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos conversar, me diz o que achou. Beijos <3

Instagram