Preconceito, racismo e falta de empatia!


Essa semana uma notícia me pegou forte e me fez refletir bastante em como estamos existindo nesse mundo. Em todas as desigualdades, falta de respeito, empatia, preconceitos e racismo... Eu sempre estou em constante reflexão sobre esses temas, porém essa notícia em particular me atingiu um pouco mais fundo. Recentemente veio a tona a história de Ana Clara Barbosa. Uma garotinha de 11 anos que assim como milhares de outras crianças hoje em dia é ligada em internet e possui um canal no Youtube. Em seu canal, Ana grava diversos vlogs sobre sua rotina. Ela ensina seus seguidores como arrumar o cabelo, faz tutoriais de maquiagem etc. Ou seja, ela grava coisas de crianças para outras crianças. Tudo supervisionado pelo pai. Bom... ate ai tudo bem, não é? Uma simples criança gravando para o Youtube. 

Mas o assunto é bem mais em baixo. Ana Clara não é uma simples garota. Ela é uma criança negra que com apenas 11 anos já pode sentir o que é o racismo. E o pior de tudo, dentro de um ambiente dela - o seu canal no youtube. Um local onde ela se diverte, compartilha seus conhecimentos, sua realidade etc.

A pequena recebeu diversos comentários preconceituosos e racistas em seus vídeos. Comentários horríveis para ser ditos ate para adultos, imagina então para uma criança? Ana Clara é super descontraída em frente as câmeras - coisa que eu, fazendo comunicação não sou. Ela é divertida, fala e ensina super bem.... Então, por que todos esses comentários? Por causa da cor da pele? Dos cabelos crespos? Eu, sinceramente, não consigo entender nem acreditar como essas coisas acontecem. 

Eu na idade de Ana Clara, não tinha nem a metade da coragem, autoconfiança, autoestima e aceitação que ela. Eu, na idade dela, tinha vergonha do meu cabelo. Não me via representada em ninguém. Mas graças a Deus ou a qualquer outra coisa que você queira agradecer, crianças como ela começaram a se aceitar e a se enxergarem. E ai, ver pessoas como essas dos comentários me deixa extremamente com raiva. Como alguém pode dizer para uma criança que ela não deveria se divertir gravando vídeos para a internet porque ela é feia? Como alguém tem a coragem de hostilizar uma criança por causa do seu cabelo?

Alguém com 11 anos de idade ainda está formando sua identidade e não deveria em hipóteses nenhuma vivenciar coisas assim. Por sorte, Ana Clara possui uma família que a apoia e agora, outras milhares de pessoas. Depois desses comentários infelizes virem a tona, muitas outros em apoio a pequena youtuber começaram a surgir. Até de marcas e famosos. Não vou nem dizer que isso é um mérito para eles, porque não é. Na verdade, apoiar crianças no que elas gostam, ter empatia e respeito com o próximo é o mínimo.  Mas que faz a gente ainda ter esperança no mundo e nas pessoas, isso faz.

Nosso país foi um dos últimos a abolir a escravidão. E a ignorância e o racismo persistem e fazem-se visíveis em situações como essas. Em situações onde negros começam a aparecer em locais até em tão dominados por brancos. A história de Ana Clara é uma entre as milhares que todos os dias acontecem no nosso país e no mundo. 

Para terminar, te convido a refletir. Você já parou para pensar em quantas vezes foi preconceituoso? Ou enfrentou alguma situação em que sofreu preconceito? Ou ainda, defendeu defendeu alguém de uma situação do tipo? Me conta nos comentários e vem conversar comigo sobre o assunto.

Ah! Só mais uma coisa... Visita o canal da Ana Clara. Estimula outras crianças e também adultos como ela a sonharem e se descobrirem como seres incríveis e lindos. Cada um com sua particularidade. Isso com certeza vai fazer toda a diferença não somente na vida deles mas  principalmente na sua. 


Um abraço e até logo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos conversar, me diz o que achou. Beijos <3

Instagram