5 mulheres negras inspiradoras para conhecer


Muita gente não faz nem ideia mas dentro do próprio movimento feminista existem diversas vertentes. Afinal, existem diferentes grupos de mulheres em nossa sociedade. Portanto, não há um tipo de feminismo tamanho único. Todos possuem pautas e discussões importantes a serem abordadas. Eu, particularmente, me identifico com a vertente do feminismo negro. Por que será não é mesmo? haha.
Mas essas vertentes do feminismo serão assuntos mais abrangentes para uma outra postagem. Porque para trazer essa discussão aqui, eu preciso de um tempo melhor de pesquisa para compilar informações, textos, links, referências e etc.
Só que o post de hoje tem sim uma ligação. Resolvi trazer aqui para o blog uma lista de 5 mulheres negras inspiradoras. Porque em um mundo onde o machismo e o racismo ainda são tão naturalizados, essas mulheres precisam ou precisaram de muita personalidade e coragem para se destacar.

1 - Oprah Winfrey




Quem não conhece Oprah? Impossível não é mesmo? Oprah é apresentadora de televisão, empresária e uma das pessoas mais influentes do mundo. Ela sempre possuiu um discurso de aplaudir com os pés no que diz respeito ao direito das mulheres e igualdade. O último aconteceu recentemente quando Oprah foi homenageada na premiação do Globo de Ouro 2018 com o Prêmio Cecil B. DeMille, concebido a figuras notáveis da indústria audiovisual americana.





2- Angela Davis 


Angela tem 74 anos e é uma das figuras mais representativas do feminismo negro atualmente. Professora, filósofa socialista e integrante do Partido Comunista dos Estados Unidos. Abaixo tem um discurso dela durante a Marcha das Mulheres em 2017.


3- Djamila Ribeiro


Djamila Ribeiro é uma feminista e acadêmica brasileira. Mestre em filosofia Política e autora do livro "O que é lugar de fala?". Ela também é uma das colunistas do Carta Capital e se tornou conhecida no país por conta do seu ativismo na internet.

4 - Nátaly Neri 


Já falei da Nátaly por aqui mas não poderia deixar de falar novamente. Nátaly estuda ciências sociais, é youtuber e feminista. No seu canal, Afros e Aifins, ela fala sobre diversos assuntos do universo feminino negro, suas vivências etc.


5 - Gabi Oliveira 


Esse sorrisão da Gabi conquista de longe. Formada em comunicação social, ela também é youtuber dona do canal DePretas. O canal possui pautas super importantes sobre questões raciais, autoaceitação e equidade. 


Existem muitas outras mulheres incríveis e inspiradoras que eu ainda pretendo trazer aqui pro blog. Nesse, eu dividi em feministas mais conhecidas e também novas mulheres que estão por ai, principalmente, na internet. Então aguardem porque postagens como essa serão comuns. Agora quero saber o que vocês acharam? Gostaram? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos conversar, me diz o que achou. Beijos <3

Instagram